Astrofotografias

Estação

Telescópios

Radiometeoro

Sistema APT - Imagem MAIS RECENTE

Maiores informações abaixo da imagem

ATENÇÃO: As imagens de satélite encontradas aqui são recebidas através da estação de recepção da A&T diretamente dos satélites meteorológicos e sua utilização em outros sites é livre, desde que disponham de hyperlink para o site www.colvero.com. Informe-se aqui.

Veja abaixo como interpretar as imagens e os filtros

VIS CHANNEL 2 Esta imagem representa sem filtros a imagem captada pelo satélite dentro do espectro visível, ou seja, é como uma fotografia monocromática. As nuvens aparecem geralmente mais claras na imagem e não é muito fácil identificar os tipos de nuvens.
MSA Este filtro é um dos mais completos que existem, pois mostra uma riqueza muito grande de detalhes. As nuvens mais baixas e carregadas, geralmente nas regiões onde está ocorrendo precipitação (chuva) aparecem escuras, em um tom azul escuro ou até mesmo na cor preta. A serração (neblina) também aparece neste filtro, porém geralmente em tons de cinza. Já as nuvens mais altas e menos carregadas aparecem na cor branca.
CLASS Este filtro é muito semelhante à imagem natural do canal 2 (visível), porém as nuvens mais carregadas tendem a ficar com uma cor rosada. Geralmente há precipitação nestas regiões.
HVCT Este filtro é muito semelhante ao MSA, porém, as nuvens mais carregadas podem aparecer em um tom levemente rosado ou escuras. As nuvens menos carregadas e neblina muitas vezes aparecem na cor esverdeada, pouco destacada da cor do continente.
NO Esta imagem é sem dúvida nenhuma a mais didática e fácil de observar. Este filtro trabalha em cima da imagem captada pelo sensor do canal 4 do satélite, na faixa de infravermelho, e pode ser utilizado em imagens noturnas, juntamente com o filtro MCIR. A imagem sempre será semelhante, porém neste filtro as nuvens carregadas e baixas aparecem na cor laranja, enquanto na imagem MCIR aparecem na cor preta. No filtro MCIR, o oceano aparece azul e o continente branco.

www.colvero.com