Astrofotografias & Telescópios - Santa Maria/RS - Fone: 0xx55 8111 8192

Principal Astrofotos Satélite R. meteoro Telescópios Fenômenos Santa Maria Contato
 
 
Sistema de Energia Elétrica da estação colvero.com
 
 
Foi inaugurado no dia 04 de março de 2010 o novo sistema de energia elétrica da estação colvero.com.  Utilizando equipamentos com tecnologia de ponta, a estação passou a ser alimentada com uma energia pura e totalmente estabilizada, superando a qualidade da energia elétrica fornecida pela concessionária. Através da imagens abaixo você poderá conhecer um pouco mais sobre essa nova tecnologia instalada na estação colvero.com.
 

Corrente Contínua - Barramento 12V

 
O sistema de 12V que alimenta o receptor de imagens de satélite NOAA (VHF - Yaesu FT-2200) é constituído de uma bateria automotiva selada 12V, 45Ah e flutuador inteligente, que mantém a bateria constantemente em regime de trabalho adequado.
 
Bateria selada 12V 45Ah e flutuador (fonte modificada). Cabos de boa qualidade garantem o fornecimento de corrente contínua para a estação sem perdas e queda de tensão.
 
A rede estabilizada 220V utiliza um no-break on-line com sistema de gerenciamento de energia através de software. O equipamento fabricado pela Lacerda Sistemas de Energia foi fornecido pela empresa Unitech. Trata-se de um no-break senoidal on-line do tipo dupla conversão. Atualmente é o sistema mais confiável de energia ininterrupta, pois a carga fica permanentemente alimentada pelo sistema inversor (gerador de corrente alternada apartir do barramento de corrente contínua), não existindo tempo de comutação e variações.
 

Corrente Alternada Estabilizada - Barramento 220V

 
No-break - vista frontal No-break - vista traseira
 
O sistema ideal de alimentação para equipamentos em corrente alternada é o senoidal, principalmente em equipamentos que possuem motores e transformadores. Os no-breaks mais simples possuem além de um tempo de comutação muitas vezes elevado, uma forma de onda do tipo quadrada, ou seja, fornecem uma alimentação "provisória", suficiente apenas para que você salve seus arquivos e desligue os equipamentos. Veja o comparativo das formas de onda abaixo.
 

O primeiro gráfico (esquerda) mostra o tipo de forma de onda ideal para alimentação dos equipamentos. É uma forma de onda senoidal pura, sem distorções. O segundo gráfico (centro) apresenta a forma de onda de um short-break (no-breaks domésticos). A terceira imagem (direita) apresenta uma forma de onda senoidal com distorção. Essa distorção também pode causar problemas em equipamentos e fontes sensíveis. 
 
Como a rede elétrica da concessionária sofre influência de inúmeros equipamentos das residências, indústrias, iluminação pública, etc, pode ocorrer distorção na sua forma de onda. Por esse motivo o no-break senoidal tende a possuir uma energia mais pura na saída. É importante que o no-break possua seu circuito on-line, ou seja, que a energia produzida por ele alimente permanentemente a carga. Neste caso a energia da concessionária apenas alimenta o barramento de corrente contínua e também o flutuador de baterias. Veja abaixo os resultados da análise da forma de onda da rede convencional e estabilizada da estação colvero.com.
 

Comparativo entre energia convencional (concessionária) e no-break da estação - Data da medição: 03/03/2010 - 21:20 BRT

Energia da Concessionária Energia do No-break
Energia da concessionária apresentando distorção nas extremidades. Energia do no-break apresentando extremidades sem distorções.
 

Corrente Alternada Estabilizada - Barramento 110V

 
Todos os equipamentos da estação trabalham em 220V e 12V, porém, há uma rede reserva de 110V estabilizada, composta por um autotransformador com entrada 220V e saída 110V, conectado diretamente à saída do no-break.
 

Veja AQUI o video da ativação e medição da forma de onda do no-break (youtube)

 

Ruídos da Rede Elétrica Convencional

 

Atualmente com o uso frequente de equipamentos regulados e produtores de ruídos como lâmpadas compactas, reatores eletrônicos, fontes chaveadas e principalmente chuveiros eletrônicos tornou-se comum o surgimento de ruídos em outros equipamentos, como estabilizadores, no-breaks, equipamentos de áudio e video, etc.
O ideal é eliminar as fontes de ruído, mas como isso é praticamente impossível, é preciso filtrar de alguma maneira a entrada de rede dos equipamentos mais críticos. 
Após testar diversos filtros comercializados e não obter resultados positivos, resolvemos construir nosso próprio filtro, baseado na experimentação. O filtro foi montado por Fabricio Colvero, e apresentou uma redução de cerca de 90% nos ruídos de forte intensidade, provocados pelos chuveiros eletrônicos.
Como sabemos que existem muitas pessoas "irritadas" com os ruídos em suas casas e empresas, disponibilizamos aqui o diagrama do filtro utilizado. Sinta-se à vontade para montar e modificar. No caso de publicação em outros sites, pedimos a gentileza de publicar a fonte (www.colvero.com).

Conheça o Filtro de Rede

 
O sistema de no-break utilizado conta com recursos como inversor de alta frequência (tecnologia IGBT), chave estática, by-pass automático por sobre temperatura e sobrecarga, painel com sinalização de inversor, rede, by-pass, carga de bateria, autoteste, carga da UPS, bateria baixa, sobrecarga, falha e softwares de gerenciamento e monitoramento da rede e do no-break. Os softwares utilizados são o Upsilon 2000 e o Emily. Veja abaixo alguns detalhes de cada.
 

 Upsilon 2000 - Ver Video (youtube)

 

Painel de instrumentos "analógicos" para fácil visualização dos principais parâmetros.

 

Painel digital com as mesmas funções do painel analógico.

 

O diagrama de blocos apresenta de maneira objetiva como o sistema está funcionando no momento e as principais leituras.

 

 Através dos gráficos é possível comparar em tempo real a variação de entrada e saída do no-break. Observe que apenas o gráfico de entrada sofre alteração, enquanto a saída permanece fixa em 220V.

 

O sistema permite a configuração de tempo para amostragem das principais informações. Este tempo pode variar de um segundo a vários minutos ou horas. Desta maneira é possível manter um log de variação da rede externa, e acompanhar se ocorreu alguma variação no funcionamento do no-break.

 

Separadamente, há o registro de todos eventos ocorridos, como quedas de energia, nível crítico de baterias, autoteste do no-break, etc. 

 

O calendário apresenta de maneira rápida e de fácil definição os eventos programados e ocorridos, como falta de energia, bateria baixa, programa de autoteste, etc.

 

Os principais eventos como falta de rede externa, retorno de rede externa, problemas no banco de baterias, etc, são apresentados opcionalmente na forma de Pop up e e-mail. Imediatamente após ocorrer o evento, as contas de e-mail cadastradas no software recebem os avisos. Ao acusar bateria baixa, o no-break efetua o salvamento dos documentos abertos, fecha os softwares e efetua o shutdoun do servidor. Logo após, a unidade se desliga para não danificar o banco de baterias. Ao reiniciar a unidade, o software apresenta a relação de arquivos salvos e softwares fechados. 

 

 Emily - Ver Video (youtube)

 
Medidores analógicos e digitais, utilizando uma interface completa e amigável. 
 
Simplicidade e objetividade nas ações manuais.
 
Banco da dados com informações salvas segundo a segundo e de fácil acesso.
 
Calendário de eventos ocorridos com ícones gráficos. 
 
Na parte de gráficos o Emily se destaca por construí-los utilizando dados já salvos, ou seja, é possível gerar instantaneamente gráficos de eventos passados. No Upsilon 2000, o gráfico gerado é apenas das tensões de entrada e saída e são formados apenas quando o software está em modo de visualização de gráficos.
 
O Emily conta com envio de mensagens por SMS e por e-mail. O envio por SMS dependerá de um servidor apropriado para esse serviço, junto à operadora de celular. Quanto ao serviço de e-mail, é muito completo, informando todos eventos, inclusive autoteste do no-break. Utiliza servidor próprio.

Entre alguns testes realizados, estão os de carga aplicada ao sistema UPS. O no-break consegue atuar durante alguns segundos ou minutos com excesso de carga, porém, para evitar danos ao equipamento, se esse excesso permanecer, ocorre a comutação da carga diretamente para a rede externa (by-pass). A carga não sofre interrupção devido ao sistema de chave estática de última geração. Após reduçao da carga aplicada o equipamento realiza uma avaliação das condições gerais e estando todos os parâmetros normais, retorna a carga ao inversor. Na imagem acima podemos observar o sistema em by-pass, onde a tensão de saída é exatamente igual à de entrada.

  

Diagrama Unifilar do Sistema de Energia Elétrica

 

 

Sistema Elétrico da Estação colvero.com (fotos)

 
 
Qualquer dúvida, entre em contato aqui.
 
 
www.colvero.com